Um brinde ao Dia Mundial da Onça-pintada

Essa data é oportuna para conscientizar as pessoas sobre o incansável trabalho de preservação realizado pelo IPC – Instituto Pró-Carnívoros, que este ano completa 25 anos de existência. Com a colaboração de empresas e simpatizantes da causa, preservar o maior felino das Américas é mais uma frente de proteção e pesquisa da entidade.

Apesar da Onça-Preta ser encontrada atualmente do México até a Argentina, estima-se que 70% desses felinos vivem no Brasil, principalmente na Amazônia e no Pantanal. Segundo Ricardo Boulhosa, presidente do IPC, “a Onça-Preta (Panthera Onca) é uma Onça-Pintada com mais pigmentos de melanina na pele e nos pelos, sendo possível observar suas rosetas e pintas sob a luz do sol. É rara e pode ser observada na Amazônia, na Caatinga, no Cerrado e na Mata Atlântica. Curiosamente ela não é encontrada no Pantanal, hipóteses ainda precisam ser testadas, mas a explicação pode envolver as condições climáticas, incluindo a radiação solar, e a dieta das onças nesse bioma”, explica.

O lançamento da cerveja Onça-Preta será dia 29 de novembro, data mundial desse felino, no Tchê Café, em São Paulo. Na terça-feira (30), é a vez de Atibaia, cidade do interior paulista onde está a sede do IPC, provar a novidade na Los Compadres Store.

Cerveja nobre

A parceria entre o Instituto Pró-Carnívoros e a Cia. de Brassagem Brasil resultou na cerveja Onça-Preta, uma black IPA com 6,5% ABV e 72 IBU, com aromas e sabores predominantes dos lúpulos americanos Citra e Amarillo, em equilíbrio com maltes escuros que trazem uma leve nota tostada.

“Ao apreciar a Onça-Preta você contribui com a preservação, manutenção e pesquisa dessa espécie, pois parte da renda é destinada ao IPC. A cerveja estará disponível em chope, lata não pasteurizada de 473mL e garrafas pasteurizadas de 500mL”, informa Danielle Mingatos, co-fundadora da Cia. de Brassagem Brasil, que será a guia para degustação da bebida durante os lançamentos em São Paulo e Atibaia.

IPC – Instituto Pró-Carnívoros

O Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais – Pró-Carnívoros é uma associação civil, de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos. Com 25 anos de atuação, está sediada na cidade paulista de Atibaia e desenvolve projetos em diversas regiões do País. Os associados do Pró-Carnívoros são reconhecidos pela contribuição de suas ações para a conservação ambiental e pela excelência de suas realizações, honestidade e transparência na administração de recursos.

O IPC reúne informações atualizadas sobre projetos, ações e práticas da entidade, que é formada por uma equipe altamente qualificada, experiente e comprometida com a conservação da biodiversidade. São biólogos, veterinários, agrônomos, geólogos, administradores, advogados, entre outros profissionais dedicados.

Puggina

Paulistano, atua como Consultor na área de TI e bacharelado em Administração com ênfase em Marketing.

Você pode gostar...