Ocorreu ontem, na sede da Panamericana Escola de Arte e Design, o lançamento oficial da 3° São Paulo Oktoberfest – maior festa da cultura alemã da cidade. No evento, foi apresentado, em primeira mão, o projeto inicial da 3° edição da São Paulo Oktoberfest, que este ano estreará num dos locais mais belos da cidade, patrimônio histórico de São Paulo, o Jockey Club de São Paulo.

Segundo a direção do evento – que contou com presenças ilustres como o representante do secretário adjunto de Turismo, Alcides Fagotti Júnior, Orlando Farias, o cônsul geral da Alemanha, Axel Zeidler, o presidente da AHK e da Mercedes-Benz do Brasil/Daimler AG América Latina, Philipp Schiemer, e o diretor da Panamericana, Alex Lipszyc -, a expectativa em 2019 é superar os recordes de visitação dos anos anteriores.  

Em 2019, a proposta é fortalecer A Festa como o maior evento cultural alemão na agenda paulistana, com base nos pilares da amizade, cultura, diversão, família e gastronomia.  

“A Festa em 2019 contará com 20.000 m2 de área ocupada, 190 horas de programação cultural e artística, espaços dedicados a gastronomia alemã, danças típicas, atrações musicais, culturais e gastronômicas, parque de diversões e novidades que serão informadas em breve”, comenta Walter Cavalheiro, embaixador do evento no Brasil.

Entre as novidades que foram anunciadas estão grandes atrações, como shows musicais do Paralamas do Sucesso, Kiko Zambianchi, Diogo Nogueira, Biquini Cavadão e Blitz, além das típicas Banda Cavalinho, Bando do Fritz e Banda do Caneco.

“A cultura alemã tem uma enorme colaboração histórica no desenvolvimento tecnológico e econômico de São Paulo e do Brasil. Fazia todo o sentido, portanto, que São Paulo ganhasse também uma das maiores expressões da alegria e da descontração da Alemanha, que é Oktoberfest”, destacou Cavalheiro, durante o evento de lançamento do festival.  

A São Paulo Oktoberfest 2019 já é a maior festa cultural alemã consolidada no calendário de grandes eventos estratégicos da cidade e já conta com o apoio de importantes parceiros institucionais como Prefeitura Municipal de São Paulo e Câmara Brasil-Alemanha, e de negócios, como Eisenbahn, Mercedes-Benz e Aurora.

“Além do público simpático à festa, percebemos nas redes sociais um grande envolvimento do público jovem e, por meio de diversas iniciativas que estamos promovendo junto a esse segmento, esperamos que a galera de São Paulo eleja a São Paulo Oktoberfest como um novo point de encontro.”, reforça Cavalheiro.

Vencedora do 1º Desafio São Paulo OktoberArt Panamericana

O trabalho da estudante Nicolle Schumaker Emílio, da Panamericana Escola de Arte e Design, de São Paulo, foi o projeto vencedor do concurso – pelo júri formado por representantes da organização do evento e por professores e coordenadores da escola por melhor representar os pilares do festival: amizade, cultura, diversão, família e gastronomia.

A São Paulo Oktoberfest – que acontecerá de 20 de setembro a 06 de outubro no Jockey Club de São Paulo – tem seu conceito baseado na tradicional festa de Munique, na Alemanha.

A iniciativa brasileira segue uma tradição alemã: anualmente, na tradicional Oktoberfest de Munique, é realizado um concurso fechado envolvendo as principais escolas de design para a escolha do cartaz utilizado em todos os desdobramentos de peças de comunicação e itens promocionais do evento.

Para o festival paulistano, pela primeira vez, o desafio foi estabelecido exclusivamente entre os alunos de design gráfico do segundo ano da Panamericana Escola de Arte e Design, no âmbito de uma parceria pioneira entre a instituição e a São Paulo Oktoberfest 2019.

“Essa parceria tem sintonia com nossos projetos e trouxe um briefing real do mercado para nossos estudantes mostrarem o seu talento”, explica Marcos Fajardo, Coordenador de Ensino da área.

“Avaliamos uma quantidade expressiva de propostas bastante criativas que, além de valorizar o conceito de uma das festas mais divertidas do mundo, demonstra também a capacidade criativa e inspiradora dos jovens designers brasileiros”, afirma Walter Cavalheiro, embaixador do evento no Brasil.

Criatividade, competência e habilidade

A Panamericana Escola de Arte e Design nasceu em 1963 como um arrojado projeto educacional para formar, orientar e estimular vocações e talentos. A instituição é pioneira na formação profissional de alto nível na área de criação e tem como principal objetivo valorizar o ser humano e incentivar o desenvolvimento pessoal e individual de cada aluno, sempre primando pela qualidade.

www.escola-panamericana.com.br

Ingressos à venda

Os ingressos já estão à venda por R$ 54,00 reais para meia-entrada e meia-entrada solidária, e a inteira a R$ 108,00. Os ingressos poderão ser adquiridos diretamente através do site  www.saopaulooktoberfest.com.br

O festival desse ano vai acontecer de 20 de setembro a 06 de outubro, no Jockey Club de São Paulo, de quinta-feira a domingo, nos seguintes horários.

Quinta-feira das 17h00 às 23h00
Sexta-feira, das 17h00 a 00h00,
Sábado, das 12h00 a 00h00
Domingo das 12h00 às 22h00

Jana Portela

Paulistana, formada em Publicidade e Propaganda na busca constante das melhores cervejas.