Cervejas Belgas da De Halve Maan Chegam ao Brasil

A cervejaria Belga De Halve Maan está trazendo para o Brasil nesse mês de dezembro as cervejas Straffe Hendrik e Brugse Zot.

A fábrica da cervejaria fica na cidade medieval Bruges, e os rótulos que serão importados diretamente de lá serão: Brugse Zot Blond, Brugse Zot Dubbel, Straffe Hendrik Tripel e Straffe Hendrik Quadrupel. Todas em garrafa de 330ml.

Para o primeiro trimestre além de barris e garrafas de 750ml, chegarão os rótulos sazonais: Heritage, Wild e Bock.

O primeiro registro da cervejaria é datado de 1564. Um fato bastante interessante é que está sendo construído um cervejoduto de 3,5km entre os tanques de produção e a planta engarrafadora, que fica fora da parte medieval da cidade, com capacidade de carregar 6000 litros de cerveja por hora e terá impacto sustentável, por retirar cerca de 500 caminhões tanques da rua por ano, diminuindo a emissão de gás carbônico na atmosfera.

Brugse Zot

As cervejas Brugse Zot são as cervejas de entrada da marca. Cervejas mais leves, com uma visual descontraído e cativante. Ideal para ter um primeiro contato com a marca e entender um pouco da atmosfera que a envolve. Seu logo é o Bobo da Corte, que representa a população da Bruges, tradição que vem desde os arredores de 1500, quando o imperador Maximiliano I visitou cidade e solicitaram a ele verba para construção de um sanatório, a resposta dele foi breve e direta, informou que para construir o sanatório bastava fechar os portões da cidade que o mesmo já estaria completo. Desde então os habitantes dessa cidade são conhecidos como os “Loucos de Bruges”, ou em Flamengo/Holandês, Brugse Zot.

Blond

brugse-zot-blonde

Brugse Zot Blond é uma cerveja dourada com um colarinho cremoso e um bouquet frutado e levemente picante. A cerveja é produzida com quatro diferentes tipos de maltes e duas variedades de lúpulos aromáticos, os quais dão um sabor ilimitado a cerveja. O paladar é complexo e tem um suave amargor. Até mesmo algumas notas cítricas podem ser descobertas. Com 6% ABV e 23 IBU.

Quando harmonizada, a cerveja atinge seu melhor com peixes, crustáceos ou carne além de sobremesas a base de frutas vermelhas.

Brugse Zot é uma cerveja leve, composta somente por ingredientes finos. A refermentação na garrafa cria uma preservação mais longa e natural.

A cerveja é internacionalmente apreciada e nos últimos anos a Brugse Zot Blond conquistou muitos prêmios em diferentes competições internacionais.

Dubbel

brugse-zot-dubbel

Cerveja com coloração marrom escuro, com uma tendência para vermelho rubi. É produzida por seis tipos diferentes de maltes, os quais dão a cerveja um aroma rico e distinto. Pode-se descobrir no sabor tendências a mel, amêndoas, chocolate e até mesmo açúcar mascavo. Com 7,5% ABV e 27 IBU.

Utilizando o lúpulo Saaz da cidade de Zatec na República Tcheca, seu aroma é complexo composto de malte torrado com leve amargor.

Brugse Zot Dubbel é conhecida por deixar uma paixão ardente nos lábios, deixando um delicioso retrogosto liquoroso e até mesmo notas de café torrado. Pode ser harmonizada com diferentes tipos de queijos e sobremesas preparadas com chocolate meio amargo.

Straffe Hendrik

São cervejas mais complexas no paladar, causam grandes paixões nos beer geeks, hops heads e nos amantes das boas cervejas. São excelentes para harmonizações. A marca utiliza a logomarca da própria cervejaria que é a meia lua. Straffe quer dizer forte em Flamengo/Holandês. E Hendrik é uma forma do nome Henrique. Ou seja, Forte Henrique – já que há uma tradição na família, onde toda geração pelo menos um menino é nomeado Hendrik.

Heritage

Straffe-Hendrik-heritage

O nome “Straffe Hendrik” (significa literalmente: Henrique Forte), remete a história da família da cervejaria Halve Maan em Bruges na Bélgica. A cerveja recebe o nome após membros da dinastia cervejeira Maes darem o nome de “Henri” ou “Hendrik” aos seus filhos nas últimas cinco gerações; esse nome é a variação francesa ou holandesa do nome Henrique. Ainda hoje, a cerveja é produzida no mesmo local, no coração da cidade medieval de Bruges. A Halve Maan é a única cervejaria ainda em atividade no centro medieval da cidade.

A Straffe Hendrik Heritage é uma versão especial da famosa Straffe Hendrik Quadrupel. A cerveja madura e escura é colocada em maturação por mais de um ano em barris de carvalho nas adegas subterrâneas da cervejaria, as quais são utilizadas desde o período medieval. Isso dá a cerveja um sabor complexo.

Os taninos formam um sabor harmônico com os aromas de maltes especiais.

Straffe Hendrik Heritage é uma cerveja que pode ser mantida por muitos anos, durante o período da guarda o sabor irá evoluir dentro da garrafa. Assim que ela envelhece, notas amadeiradas do vinho se tornarão mais evidente.

Quadrupel

Straffe-Hendrik-quadrupel

Em 2010 a cervejaria criou a Straffe Hendrik Quadrupel, uma cerveja intensa, coloração escura e repleta de sabor. O aroma é elegante, estruturado e levemente torrado. O blend sofisticado de maltes especiais dá a cerveja uma característica complexa, combinando um paladar delicado e seco com notas de coentro, frutas negras, anis e castanhas. O retrogosto é prolongado e agradável. Com 11% ABV e 35 IBU.

A refermentação na garrafa cria uma cerveja viva e sofisticada que se desenvolve durante anos. Straffe Hendrik Quadrupel é um par perfeito para chocolates.

Tripel

Straffe-Hendrik-tripel

É uma Tripel dourada com um colarinho robusto. O aroma picante com leve de toque de pimenta negra, coentro e gengibre, ainda assim tem uma presença insinuante de laranja. A cerveja é produzida com uma seleção de lúpulos Saaz e Styrian de qualidade excepcional. O blend sutil de 6 variedades de malte dá sabor e potência bem balanceados.

O paladar começa com uma pegada de caramelo, depois vem um leve amargor. No final pode ser descoberto frutas cítricas e até mesmo notas suaves de banana.

A Tripel tem um percentual alcoólico de 9% e é refermentada na garrafa, resultando assim em um longo e natural período de conservação. Com 35 IBU (índice de amargor).

A combinação com peixes é realmente uma perfeição, mas a Straffe Hendrik pode ser harmonizada com queijos como Camembert e Gorgonzola. Straffe Hendrik é reconhecida como uma iguaria quando combinada com sobremesas a base de abacaxi e também manga.

Wild

Straffe-Hendrik-wild

Straffe Hendrik Wild é uma versão “Wild” da famosa Straffe Hendrik Tripel. A tradicional cerveja Tripel é refermentada com a levedura selvagem “Brettanomyces”, o qual cria um aroma de frutas excepcional, harmonizado com o uso de lúpulos aromáticos excelentes. O levedo selvagem dá a cerveja uma vida prolongada e o sabor se desenvolve com o passar dos anos. A cerveja precisa passar por um longo período de maturação na garrafa antes de ser liberada e por isso ela passa por um processo de 3 meses de maturação na adega subterrânea da cervejaria. A refermentação com leveduras selvagens termina após os 3 meses e a cerveja jovem fica bastante saborosa. Nos anos subsequentes a cerveja continua se desenvolvendo.

Os potentes aromas de malte se tornarão mais suaves enquanto isso, as leveduras selvagens Brettanomyces continuarão trabalhando e criando notas de frutas, flores e vinho.

Straffe Hendrik Wild é engarrafada apenas uma vez por ano, depois do processo de maturação de 3 meses, e é liberada para vendas apenas em Abril. A cerveja combina a tradição da Tripel de Bruges com o trabalho inovador da levedura selvagem Brettanomyces. O resultado é uma cerveja única, apreciada por apaixonados por cervejas ao redor do mundo.

Puggina

Paulistano, atua como Consultor na área de TI e bacharelado em Administração com ênfase em Marketing.

Você pode gostar...