Eisenbahn traz de volta a origem da Oktoberfest Blumenau

Na próxima semana começa a Oktoberfest Blumenau, uma das festas que mais amamos! É a maior festa da cerveja no país e a segunda maior Oktoberfest no Mundo. Tentamos ir em todas as edições, é diversão garantida,  infelizmente não estaremos nesta edição. Este ano a festa estará recheada de novidades. A cerveja oficial agora é a Eisenbahn, nascida exatamente em Blumenau. Um novo pavilhão foi construído! Muita coisa legal acontecendo.Fica a sensação de que o que era bom, vai ficar ainda melhor.

Oktoberfest 2014

A Eisenbahn irá celebrar a tradição das colônias germânicas em Blumenau. Para esta edição, a marca preparou um verdadeiro resgate das tradições alemãs, que podem ser observadas em todos os espaços da festa. Um detalhe fascinante está no cenário: foi montada uma vila germânica real, com direito aos famosos jardins cervejeiros (biergartens), cujas mesas comunitárias devem reunir centenas de pessoas para comer, tomar cerveja e ouvir música.

Oktoberfest Blumenau

Entre os outros destaques estão a construção de um pavilhão novíssimo para a cidade de Blumenau, a chegada do restaurante Eisenbahn Bierhaus, a história da saga da cerveja, as ações de consumo responsável e etc. Outro trunfo da marca para este ano se dá justamente por meio da inovação. Pela primeira vez na história da Oktoberfest, os visitantes vão brindar a inauguração da festa com os colegas alemães, diretamente de Munich.

Segundo Douglas Costa, Vice-Presidente de Marketing, a presença da Eisenbahn na Oktoberfest tem gosto de sonho realizado. “É com muito orgulho que patrocinamos o maior evento cervejeiro do país, realizado na cidade onde a marca nasceu. Resgatar a cultura alemã sempre foi o objetivo na produção das nossas cervejas, que seguem rigidamente a Reinheitsgebot, Lei Alemã da Pureza. Temos uma importante missão nessa Oktoberfest e vamos cumpri-la com todo rigor”, ressalta o executivo.

Eisenbahn Biergarten

O Eisenbahn Biergarten é o novo pavilhão do Parque Vila Germânica. Foi construído sob responsabilidade da cervejaria oficial da festa. Localizado em Blumenau, o Eisenbahn Biergarten abriga um dos espaços que sediará a Oktoberfest 2015. Sua construção aconteceu em tempo recorde. Foram apenas 161 dias de muito trabalho, com a colaboração de mais de 170 operários. A obra foi desenvolvida de acordo com as mais modernas técnicas de engenharia e arquitetura em estilo alemão. São quatro mil metros de área útil, divididos em dois pavimentos.

O pavilhão é multifuncional e apresenta ambientes autônomos e climatizados. No térreo, com mais de dois mil m², há três bares, uma cozinha, sanitários, palco modular e área para mesas. No piso superior, com cerca de mil e duzentos m², há dois camarotes, uma cozinha, sanitários e o Gastrobar Eisenbahn Bierhaus, com capacidade aproximada para 200 pessoas. O pavilhão ficará de legado para a cidade e será utilizado para sediar outros eventos ao longo do ano.

Eisenbahn Bierhaus

A “casa da cerveja”, tradução livre para Bierhaus, localizada no pavimento superior do Eisenbahn Biergarten foi criada para ser um gastrobar tão original quanto a marca Eisenbahn. Ela lembra as antigas estações ferroviárias e estradas de ferro, que deram inspiração a criação da marca (nossa fábrica fica situada a beira de uma antiga linha ferroviária em Blumenau/SC), com diversas referências fabris antigas. O uso de peças em aço e em madeira de demolição, bem como os pilares e vigas aparentes, remetem ao passado. Um tanque cervejeiro com acabamento em cobre, foi instalado interligando à área das chopeiras. Todo esse conjunto arquitetônico remete a uma verdadeira atmosfera alemã, incluindo mesas de madeira comunitárias.

Eisenbahn Bierhaus

Imagem: ClicRBS.

O restaurante contará com Chopp Eisenbahn (Pilsen, Pale Ale, Dunkel e Weizenbier), com versões de Chopp Sazonais e com uma carta completa de cervejas especiais da Brasil Kirin, com destaque para toda família Eisenbahn, premiada e reconhecida internacionalmente, Baden Baden, Devassa, Kirin Ichiban e Schin. Com opções contemporâneas e releituras de clássicos da cozinha alemã e da região de Blumenau, o cardápio disponível leva o cliente a uma experiência cervejeira harmonizada e única. O espaço será aberto ao público diariamente, inclusive após a Oktoberfest.

Eisenbahn Bierhaus

Imagem: ClicRBS.

A partir desta experiência, a Brasil Kirin desenvolverá um modelo de franquia para a marca Eisenbahn, com o objetivo de multiplicar esse contato direto dos consumidores e apaixonados pelo universo cervejeiro com a marca, aliado sempre à tradição alemã, com inovação de rótulos e receitas cervejeiras e, ao mesmo tempo, oferecendo uma gastronomia contemporânea e rica em sabores. A proposta é oferecer o novo conceito ao mercado a partir de 2016, priorizando as capitais do Sul e Sudeste e selecionando grupos de investidores e operadores para que as parcerias sejam concretizadas Brasil a fora.

Eisenbahn Bierhaus

Imagem: ClicRBS.

A Saga da Cerveja

Para traduzir o sentimento de orgulho e resgatar a tradição da festa alemã, a Eisenbahn criou a “Saga da Cerveja”. O objetivo é demonstrar todo o processo produtivo da bebida, do nascimento até sua chegada ao copo. Essa história foi traduzida de forma lúdica, ao longo dos quatro pavilhões da Oktoberfest. O ‘Pavilhão 3’ apresenta o início de tudo. Por meio do tema “Fazenda” representa o nascimento, o plantio e a colheita. Ao entrar nele, o visitante é transportado imediatamente para um ambiente aconchegante com toda a simplicidade que faz as pessoas relaxarem e curtirem a atmosfera campestre.

Com os ingredientes prontos e colhidos é a hora de uni-los para criar a cerveja. Essa outra etapa pode ser vista no ‘Pavilhão 2’: a Fábrica. Ele representa o espaço onde a cerveja toma forma. É o lado técnico do processo. O local onde se segue a Lei da Pureza Alemã e também onde o mestre cervejeiro faz sua mágica. Já o ‘Pavilhão 1’ representa o transporte da cerveja. Nesse espaço da Estação, o bar é um vagão todo ambientado.

O último estágio dessa história tem um objetivo: alegrar as pessoas. Os famosos biergartens, que são os jardins cervejeiros, possuíam esta finalidade. Em mesas comunitárias, as pessoas se reuniam com amigos para comer, tomar cerveja e ouvir música. Inspirada neles, a Eisenbahn criou o seu próprio Biergarten.

Consumo responsável

Responsabilidade está no DNA da Brasil Kirin. A marca, que entende a importância de sua atuação nesse sentido, programou ações de consumo responsável que serão ativadas durante a Oktoberfest. A primeira delas é inédita: na retirada de cada chope e de cada água Schin, serão entregues medalhas adesivas. O consumidor que juntar quatro medalhas de chope e mais uma medalha de água poderá trocá-las por uma caneca personalizada. Além disso, o tradicional Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro será realizado com a Schin Zero Álcool, permitindo que até o motorista da rodada participe da brincadeira. A disputa ocorre todas as noites, com exceção do primeiro e último dia (7 e 25 de outubro). As inscrições são gratuitas e tanto Blumenauenses quanto os turistas com mais de 18 anos podem participar. O participante que beber um metro de chope (600 ml), em menos tempo, sem babar e tirar a tulipa da boca, vence a competição. Cada noite haverá três vencedores: primeiro, segundo e terceiro lugar. No último dia da festa, será conhecido o tomador de chope que fez o menor tempo em todos os dias de competição, nos dois naipes, masculino e feminino.

Eisenbahn Salute

No último dia da Oktoberfest em Munich, na Alemanha, a Eisenbahn, organiza uma passagem de bastão oficial entre os dois países: o “Eisenbahn Salute”. O evento acontece no dia 4 de outubro, durante o encerramento da festa Alemã. Na ocasião, blumenauenses e visitantes se reúnem no Eisenbahn Biergarten para um grande brinde virtual com os Alemães. A iniciativa comemora o início da Oktoberfest brasileira, que tem abertura prevista para o dia 7 de outubro.

Para realizar o “Eisenbahn Salute”, representantes da marca viajaram para a Alemanha em busca de informações e de experiências sobre a maior festa cervejeira do mundo. Durante a visita foram levantados hábitos e curiosidades do povo germânico, que serão mostrados durante a passagem do bastão no Brasil. Durante o “Eisenbahn Salute”, haverá a apresentação de quatro bandas locais: Vox 3, Banda Society, Banda do Caneco e Banda Bavária. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita.

Rótulos

Durante os 19 dias de festa e celebração das tradições alemãs, os turistas e blumenauenses poderão degustar diversos rótulos das principais cervejas da Brasil Kirin, entre eles: Eisenbahn Pilsen, Eisenbahn Oktoberfest, Eisenbahn 5, Eisenbahn Strong Golden Ale, Eisenbahn Dunkel, Eisenbahn Pale Ale, Eisenbahn Weiss, Baden Baden Cristal, Baden Baden IPA, Baden Baden Red Ale, Baden Baden Weiss e Schin.

Oktoberfest 2014

Puggina

Paulistano, atua como Consultor na área de TI e bacharelado em Administração com ênfase em Marketing.

Você pode gostar...