Registro recebe o Festival Sabor de São Paulo no mês de junho
Marco da colonização japonesa no Estado e principal porta de entrada para o ecoturismo de diversas cidades do extremo sul, Registro recebe, no dia 27/06, a partir das 11h, o Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, realizado no Espaço do Escritório Regional do Governo. O evento tem entrada gratuita e reúne produtores e estabelecimentos da Rota Gastronômica Vale do Ribeira, composta pelas regiões turísticas Caminhos da Mata Atlântica, Cavernas da Mata Atlântica e Lagamar. O festival faz parte do Sabor de São Paulo, maior programa de valorização da gastronomia paulista, promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e o Senac-SP.
Durante todo o dia, estandes de alimentos e bebidas de municípios deste roteiro gastronômico recebem o público com diferentes receitas e produtos. Da cidade sede do evento, participam o Palmito da Fazenda, vendendo palmito de produção própria in natura e em conserva; o Sítio Shimada, importante produtor de chás orgânicos; e a Beta Hops Brewing, que apresenta suas cervejas artesanais exclusivas. A Innsbruck Cervejaria, de Jacupiranga, também apresenta rótulos especiais da bebida, enquanto o Sítio Yamamaru, de Sete Barras, comercializa chás verde e preto. De Miracatu, marcam presença a ICOBAM, produtora de balas, mariolas e outros doces de banana, e a Savana Palmitos. Da cidade de Iporanga, a Palmitolândia é outro que apresenta diferentes itens com palmito, como empadinhas e até cerveja. De Pariquera-Açu, a Laticínios Schneider leva queijos de búfala e de vaca. De Eldorado, participa o Quilombo Ivaporunduva, espaço importante que valoriza receitas locais. Já de Cananéia, a Cachaçaria J. Rios mostra com suas cachaças, pastas e outras receitas com cataia.
Na ala de restaurantes, marca presença o Manjuba & Cia, comandado pela chef Silvana Amorim em Ilha Comprida e especializado em pratos com ingredientes do Lagamar. De Eldorado, o Craibeira Cozinha Bar mostra sua cozinha criativa. De Cananéia, vai o Ponto das Ostras e o Restaurante Miramar. E de Registro, o Lá em Casa Gastronomia.
O Sabor de São Paulo é um programa do Governo do Estado de São Paulo realizado por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e o Senac-SP, que apresenta, em 15 diferentes rotas gastronômicas distribuídas por regiões do interior e do litoral, os caminhos percorridos por diversos produtos artesanais, da terra ou dos rios e mares, à mesa do consumidor. O programa divulga o rico cenário gastronômico que existe fora da capital, mostrando o dedicado trabalho de produtores regionais e estabelecimentos comerciais, facilitando a compreensão da cadeia de produção do turismo paulista por meio da gastronomia. Entre julho de 2023 e junho de 2026 foram percorridas 38 regiões turísticas que integram 15 rotas gastronômicas pelo Sabor de São Paulo. Ao todo, 14.200 pessoas participaram dos festivais regionais e 2.255 estiveram presentes em capacitações de produtores e profissionais da gastronomia e do turismo de 339 municípios mapeados. O programa também tem apoio de instituições como Senac, Sebrae, Faesp, Senar, Aprecesp, Amitesp, prefeituras locais, Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Festival Gastronômico Sabor de São Paulo
Data: 27 de junho/ 2026
Horário: das 11h às 17h
Local: Espaço do Escritório Regional de Governo – Av. Wild José de Souza, 456 – Registro
Entrada gratuita
