Concurso em São Paulo vai escolher a melhores cervejas do Brasil

A Abracerva, Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, realiza esta semana em São Paulo a etapa final da 3ª Copa Cerveja Brasil, concurso que passou este ano pelas cinco regiões do país e avaliou mais de mil amostras. Nesta fase, os 315 rótulos premiados regionalmente terão a oportunidade de serem avaliados por um novo corpo de especialistas em busca da consagração nacional.

“Pela primeira vez um concurso cervejeiro nacional foi descentralizado, reduzindo custos logísticos para as fábricas. Além disso fizemos um grande esforço para oferecer inscrições a preços extremamente acessíveis. Foi uma estratégia que permitiu fortalecer as cenas regionais e fez valer o conceito de ‘Beba Local’”, explica o presidente da Abracerva, GIlberto Tarantino.

No concurso os jurados avaliam as amostras às cegas realizando a análise sensorial e considerando as características de cada estilo nos quais elas foram inscritas. Mais de um jurado avalia de forma anônima uma mesma amostra que pode então receber medalha de ouro, prata ou bronze.

As sessões de avaliação acontecem nesta terça (6) e quarta-feira (7), no campus Vila Olimpia da Anhembi-Morumbi e os resultados serão divulgados em cerimônia nesta sexta-feira (8) no Instituto Cerveja Brasil. OS rótulos que receberem medalha de ouro nesta fase final, ganham inscrição para a World Beer Cup, competição cervejeira mais prestigiada do mundo, que tem a Abracerva como único parceiro oficial no Brasil.

Estilos Brasileiros

Para valorizar a identidade da cerveja nacional a Abracerva incluiu na competição cinco estilos brasileiros. São quatro ainda não reconhecidos pelos guias internacionais e a Catharina Sour, que já foi descrito no Beer Judge Certification Program (BJCP).

Os novos estilos são o Brazilian Wood and Barrel Aged, que utiliza madeiras brasileiras para maturar cervejas, e o Brazilian Wood and Barrel Aged Sour Beer, que se difere da anterior por apresentar também acidez derivada da exposição a bactérias.

As outras duas categorias são a Brazilian Pale Ale que propõe o uso das matérias primas produzidas e beneficiadas a partir de técnicas e tecnologias brasileiras e a Brazilian Hop Beer, onde o fundamental é a utilização de lúpulo brasileiro sobre um estilo base livre que destaque o lúpulo nacional com equilíbrio.

Road Show

O concurso faz parte do Conexão Cerveja Brasil, um projeto da associação em formato de road show que passou neste segundo semestre pelas cinco regiões brasileiras, com atividades em Vitória, Salvador, Brasília, Belém e Curitiba.

Além da 3ª Copa Cerveja Brasil o road show inclui um congresso que tem reunido os principais players do segmento de cerveja artesanal como empresários, representantes do poder público, entidades, profissionais e estudantes para discutir desafios, oportunidades e estratégias.

“Ao longo deste ano estamos reunindo lideranças do segmento para compartilhar as ações e propostas da Abracerva sobre diversos aspectos incluindo os pleitos relacionados à redução de impostos e simplificação tributária”, explica Gilberto Tarantino.

A última edição do ano do Congresso Cerveja Brasil será realizada nesta sexta-feira (8) no Instituto Cerveja Brasil (Av. dos Carinás 417, Moema) com entrada gratuita. Na sequência serão anunciados, a partir das 15h30, os vencedores do concurso Lata Mais Bonita do Brasil, promovido pela Abralatas, Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio, e no final os medalhistas nacionais da 3ª Copa Cerveja Brasil.

As inscrições são limitadas e devem ser realizadas no link https://www.conexaocervejabrasil.com.br/congresso.

Divulgação: OPA Assessoria – Foto: ABRACERVA

Boteco & Cerveja

Informações sobre cervejas, bares e viagens. 9 anos de muitas novidades do mundo da cerveja para você.

Você pode gostar...