Jambo, marca baiana está inovando a forma de beber artesanais no estado

O mercado de cervejas artesanais teve um grande crescimento no Brasil nos últimos anos. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), até o final do ano de 2020, foram registradas 204 novas cervejarias em todo o país. As técnicas e receitas, desenvolvidas e aprimoradas ao longo dos tempos, para a fabricação de cervejas, fazem com que esse mercado esteja em constante evolução, sempre levando novidades ao copo do consumidor.

Criada em 2020, a Jambo Cervejaria Artesanal possui receita própria de suas bebidas, produzidas através da terceirização da produção. No modelo cigano, os empreendimentos não possuem sede própria ou fábrica, e alugam equipamentos, espaço e, até mesmo, mão de obra, de outros negócios que disponibilizam esse serviço.

“A opção de escolha pelo modelo de terceirização (cigano) permitiu que eu pudesse entrar no mercado cervejeiro de forma rápida, profissional e com qualidade, validando a aceitação de meus rótulos e a viabilidade do negócio”, comenta Ronaldo Morais, empresário e proprietário da Jambo Cervejaria Artesanal.

A escolha de produzir o estilo IPA aconteceu pelo fato de Ronaldo gostar muito do estilo. “Busquei fazer uma cerveja impactante, leve e refrescante onde o aroma deve ser sentido de longe ao destampar a garrafa, pelo dry hopping bem presente”. A IPA da Jasmbo tem espuma cremosa, persistente e com amargor equilibrado – e não agressivo – sem harsh e com alto drinkability.

A Jambo se firmou há pouco tempo no mercado cervejeiro baiano, mas já chegou com a proposta de ser uma cervejaria plural e que alcance todos os públicos. Atualmente, produz três estilos de cerveja: JAMBO IPA e JAMBO HOP LAGER produzida na cervejaria Dragórnia, e a JAMBO IPA Undergraund Extreme, produzida na MinduBier, cervejaria baiana premiada nacionalmente e pioneira no ramo. “Busquei novos rótulos de cervejas artesanais e novas experiências. Dessa busca comecei a amadurecer a ideia de entrar no mercado cervejeiro e fazer minha própria cerveja”, afirma Ronaldo.

IPA com alto drinkability

A Jambo IPA é feita com 3 maltes clássicos e 3 lúpulos diferentes, todos de perfil americano. Intensa, porém leve, refrescante e com aroma cítrico de maracujá, o que agrada o paladar, até mesmo, de quem nunca provou uma cerveja artesanal, ou está acostumado com as cervejas comuns. “A estratégia foi fazer uma cerveja impactante, leve e refrescante, assim, quem nunca degustou uma cerveja IPA (Índia Pale Ale) possa iniciar por esse estilo se apaixonando e vivendo o maravilhoso mundo das cervejas artesanais, afirmou Morais.

Cervejaria Jambo
Instagram: @jambocervejaria

Divulgação: Sivulplê Consultoria

Boteco & Cerveja

Informações sobre cervejas, bares e viagens. 9 anos de muitas novidades do mundo da cerveja para você.

Você pode gostar...