SP Oktoberfest, 11 dias de festa, experiências cervejeiras e gastronômicas

Em sua terceira edição, a mais famosa festa popular alemã, que acontecerá de 20 de setembro a 06 de outubro, em São Paulo, estima atrair o maior público da história da versão paulistana do festival.

A 3ª São Paulo Oktoberfest fará sua estreia em um novo local, no Jockey Club de São Paulo, um dos cenários mais belos e tradicionais da capital paulista.

“Com o sucesso crescente da festa e seu impacto na cultura da cidade, acreditamos que em breve vamos contar com um abraço ainda maior de empresas alemãs que enxergam nesse festival não apenas a valorização de sua cultura como também engajamento mais descontraído com seus públicos”, diz o fundador do festival no Brasil, Walter Cavalheiro.

O evento já está consolidado no calendário oficial da cidade – que guarda uma relação íntima e histórica com a comunidade germânica e que também é o maior polo industrial alemão fora da Alemanha.

De acordo com a Câmara Brasil-Alemanha – que conta com mais de 1.200 empresas associadas de todo o Brasil, representantes dos mais diversos setores e segmentos da economia – o capital alemão representa no Brasil aproximadamente 10% do PIB industrial do País. O Estado de São Paulo, principal centro econômico da América Latina, abriga mais de 900 subsidiárias de empresas alemãs que atuam nos mais diferentes setores da indústria e de serviços.

Alexandre Cândido (diretor de Craft Beers da Heineken), Vinícius Lummertz (secretário de Turismo do estado de São Paulo), Walter Cavalheiro Filho (embaixador da São Paulo Oktoberfest), Philipp Schiemer (presidente da AHK e da Mercedes-Benz), Werner Rotzinger (Chef da Oktoberfest), Mauro Homem (diretor de Comunicação Corporativa da Heineken)

De acordo com Philipp Schiemer, presidente da Câmara Brasil-Alemanha e também presidente da Mercedes-Benz, a São Paulo Oktoberfest é um convite para que paulistanos e brasileiros de todo o país vivenciem a Alemanha de verdade: uma nação alegre, que celebra a família e que tem seu olhar voltado para o futuro. “A importância de termos uma festa desse gênero no calendário oficial da cidade de São Paulo é ímpar. Ela traz consigo o aumento de investimentos na região, assim como a geração de empregos e a divulgação da cidade como um destino turístico”, afirma Schiemer.

3ª SÃO PAULO OKTOBERFEST EM NÚMEROS

Os números da São Paulo Oktoberfest de 2019 são expressivos: com 90% dos ingressos para o primeiro final de semana vendidos, o festival deverá gerar cerca de R$ 40 milhões no turismo da cidade e aproximadamente 1.800 empregos diretos e indiretos e ter um fluxo de mais de 100 mil pessoas, com mais de 30 mil visitantes de fora da capital paulista. Com investimentos de mais de 5 milhões em marketing e mídia, a expectativa de crescimento para 2023 é de até 300 mil visitantes.

Apoio e patrocinadores

Com a referência de estabelecer o padrão de qualidade e organização do festival foi a Oktoberfest de Munique – a edição da capital paulista será simultânea aos dias da festa de Munique – o evento tem o apoio renovado de grandes marcas como Mercedes-Benz, Eisenbahn e Aurora Alimentos e trará 10 experiências inéditas de empresas que apoiam o festival e com mais de 40 parceiros expondo seus produtos.

Experiência Gastronômica e Cervejeira

O chef alemão Werner Rotzinger está a todo vapor na preparação dos grandes nomes da culinária alemã, com temperos originais alemães e que vai estrear um novo prato da Bavária na Biertent, mas sempre pensando no paladar do brasileiro, que serão destaques no festival. Serão 17 cozinhas e 154 disponíveis.

A exemplo das duas primeiras edições, a gastronomia típica e a experiência cervejeira proporcionada pela Eisenbahn junto com as cervejarias artesanais serão mais uma vez alguns dos grandes destaques da festa.

Mais de 100 horas de programação musical, do pop ao tradicional

Com mais de 100 horas de atrações musicais que acontecem em dois palcos, a intensa e variada programação musical será um dos pontos fortes da terceira edição da 3ª São Paulo Oktoberfest, com a participação de 30 bandas nacionais e típicas. Estão confirmadas as apresentações da Banda IRA! Paralamas do Sucesso, Kiko Zambianchi, Diogo Nogueira, Biquini Cavadão, Blitz, Raimundos, Terra Celta, Armored Dawn, Queen Experience e a dupla Overdriver Duo. Além disso, a grande animação da festa com músicas típicas alemãs será puxada pela Banda Cavalinho, Banda do Caneco, Banda do Barril e o Bando do Fritz. (confira no site www.saopaulooktoberfest.com.br).

Diversão e Casamento

As opções de entretenimento também prometem: serão 15 atrações no Parque de Diversões. E a São Paulo Oktoberfest ainda reserva outras surpresas para os visitantes, como a realização de uma festa de casamento que acontecerá no dia 29 de setembro que resgata a origem do festival de Munique, após mais de 200 anos: a Oktoberfest surgiu em 12 de outubro de 1810 da comemoração do casamento do príncipe Ludwig von Bayern com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen.

Festival Amigo da Educação

A exemplo da festa original de Munique, o envolvimento de instituições educacionais como forma de valorizar o jovem talento é uma das prioridades. Universidades como Anhembi Morumbi, Panamericana Escola de Arte e Design, School of Rock e Instituto Gourmet apoiam o evento.

Responsabilidade Social

A expectativa neste ano é de doar 30 toneladas de alimentos para a Cruz Vermelha Brasileira.

Turismo

São Paulo é também a maior capital de eventos e de oportunidades da América Latina, com uma variedade cultural, musical, gastronômica e de lazer muito especial. Nesse contexto, a São Paulo Oktoberfest conta com o apoio institucional e operacional da Prefeitura Municipal de São Paulo, que busca a partir deste ano intensificar o fluxo de turismo na capital.

A São Paulo Oktoberfest recebeu em suas duas primeiras edições um público superior a 150 mil pessoas, sendo que quase 20 mil vieram de fora da região metropolitana de SP. Em 2019, com uma programação ainda mais diversificada com a presença de grandes bandas nacionais, ela deverá superar o público da festa do ano passado, que foi de 80 mil visitantes

Economia criativa

“O futuro do desenvolvimento da cidade de São Paulo está ligado à economia criativa, que envolve os setores da cultura, esporte, turismo, gastronomia e arte e estimula a geração de empregos e renda. A cidade mostra assim, para o Brasil e para o mundo. o seu talento e capacidade para a realização de grandes eventos”, afirma o prefeito de São Paulo, Bruno Covas.

3ª São Paulo Oktoberfest
www.saopaulooktoberfest.com.br

Boteco & Cerveja

Informações sobre cervejas, bares e viagens. 9 anos de muitas novidades do mundo da cerveja para você.

Você pode gostar...