Instituto da Cerveja Brasil elege o melhor Sommelier de Cervejas do país

No próximo final de semana, nos dias 1 e 2 de Abril, o renomado Instituto da Cerveja Brasil promove a final do 4° Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cervejas. No primeiro dia, das 14h30 às 15h30, acontece a prova prática de identificação de estilos de cerveja e defeitos sensoriais.  No domingo, 2 de abril, acontece a etapa final, que é aberta ao público (só para convidados) e desafia os Sommeliers com prova oral de degustação e serviço, das 9h30 às 12h. O anúncio do vencedor acontece na data, às 13h30. Quem se sair melhor na competição será premiado com um lupulado tour pelas instalações da Barth-Haas, em Vale de Yakima (EUA).

Para avaliar os profissionais cervejeiros que foram para a fase final do campeonato, a mais importante competição do segmento no país, o ICB reuniu um time de respeito: Cássio Piccolo, proprietário do bar Frangó, consultor e especialista em cervejas, Daniela Dezordi, engenheira química com metrado em cervejaria na UCL-Bélgica e sommelière de cervejas, Edu Passarelli, empresário, gastrônomo, sommelier de cervejas e colunista da revista Prazeres da Mesa, Alexander Weckl sommelier de cervejas, mestre cervejeiro, especialista de mercado e assistente técnico de Agrária de Malte e Alfredo Ferreira, um dos sócios fundadores do Instituto, químico formado pela UNICAMP, com 18 anos de experiência em produção R&D e Qualidade em cervejarias, consultor de cervejarias na área de produção e desenvolvimento de produtos, além de ser degustador oficial do World Beer Cup (EUA) e European Beer Star (EUA).

Instituto da Cerveja Brasil

No início de 2010, Estácio Rodrigues entrou em contato com os amigos Alfredo Ferreira e Kathia Zanatta e expôs a ideia de criar um curso sobre cervejas especiais, na Associação Brasileira de Sommeliers, em São Paulo (ABS-SP). Kathia, que em 2008 estudou em renomadas instituições da Alemanha e Áustria, retornou como a primeira Sommelier de Cervejas do nosso país. Então, os três começaram a construir o 1º curso de Sommelier de Cervejas do Brasil. Eram muitos anos de experiência, em diversas áreas do universo cervejeiro, somados para dar início a este grande projeto. O sonho começou a tornar-se realidade em 14 Agosto de 2010, com a primeira turma do curso de Sommelier de Cervejas em São Paulo. O sucesso foi tanto que hoje, quase sete anos depois, já são mais de 7.000 alunos formados em 7 estados do país.A consolidação e o reconhecimento do ensino de qualidade vieram com os demais cursos desenvolvidos, entre eles: Introdução ao Universo das Cervejas Especiais, as especializações em Serviço de Cerveja, em Análise Sensorial e Off-Flavours, Harmonização e o renomado curso Mestre em Estilos®, primeiro curso de especialização para os Sommeliers de Cerveja do Brasil. Além do curso Avançado de Tecnologia Cervejeira, em parceria com a maior universidade formadora de Mestres Cervejeiros do mundo, a Universidade de Weihenstephan na Alemanha, que vem formando profissionais altamente capacitados para atuarem na produção cervejeira em todas as regiões do país.

Final 4° Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas
Quando: 2 de abril, das 9h30 às 12h
Onde: Instituto da Cerveja Brasil
Endereço: Avenida dos Carinás, 417
Telefone: (11) 5097 9497
Entrada: Apenas convidados
www.institutodacerveja.com.br
www.facebook.com/institutodacerveja

Puggina

Paulistano, atua como Consultor na área de TI e bacharelado em Administração com ênfase em Marketing.

Você pode gostar...