Oktoberfesteiros do Brasil, a segunda maior festa da cerveja do Mundo está chegando e nessa semana foi apresentado o cardápio desta edição!!! Como sabemos, a gastronomia com culinária típica alemã e da região é outra grande atração da festa, combinado com os excelentes e variados estilos de chopes, apresentações musicais  e culturais. É impossível ir até Blumenau em outubro e não amar a festa. O coração desses blogueiros que aqui escrevem bate forte de emoção ao pensar em Oktoberfest.

Em 2016, o cardápio da maior festa alemã do Brasil que acontecerá entre os dias 05 a 23 de outubro terá mais opções. As novidades foram apresentadas na última quinta-feira, dia 18, no evento Sabores da Oktober que aconteceu no Eisenbahn Biergarten em Blumenau, Santa Catarina.

Sabores-da-Ocktober_Créditos-Clio-Luconi-(5)

O Sabores da Oktober também foi uma oportunidade de conhecer quais serão os patrocinadores da festa. A 33ª Oktoberfest terá pelo segundo ano consecutivo o patrocínio da Eisenbahn, marca de Cerveja especial pertecente ao grupo Brasil Kirin, uma das maiores empresas de bebidas do país com tecnologia japonesa. Além da cervejaria o evento contará com patrocinio das empresas Sky, Bradesco, Guia Fácil e apoio da Hering.

“Estamos muito felizes em participar de mais um edição da Oktoberfest. A cerveja Eisenbahn nasceu e se fortaleceu em Blumenau. Por isso, temos um carinho e relação extremamente ímpar com a região e suas tradições. A Eisenbahn está em casa. Para nós, nossa casa é o que nos define. Nossa participação na edição de 2015 só reforçou esse direcionamento. Uma prova disso, é nossa presença e investimentos em Blumenau, como a inauguração do Eisenbahn Biergarten no ano passado. Localizado no setor 4 do parque vila germânica, o espaço tem cerca de 4,5 mil metros quadrados e foi construído pela Brasil Kirin para abrigar os eventos da comunidade e do mundo cervejeiro” afirma Alexandre Candido, gerente de marketing de cervejas especiais da Brasil Kirin.

Um dos destaques desse ano é um espaço com alimentação funcional com foco em Glúten Free. O ponto se encontra em processo licitatório e empresa vencedora será conhecida em breve. Serão servidos pratos como Escondidinho de Linguiça Blumenau e Aipim, Escondidinho de Abóbora com Carne Desfiada, Escondidinho Vegetariano, Pudim de Sagu e Torta. Tudo livre de glúten.

Sabores-da-Ocktober_Créditos-Clio-Luconi-(6)

As opções salgadas que entram no cardápio esse ano são:

  • Hambúrguer de Carne Bovina, Choripan (pão francês com lingüiça defumada);
  • Hambúrguer de Bacon, Spanserkelbraten (leitão assado);
  • Schweinshaxe (carne suína assada);
  • Pães de queijo recheados com Linguiça Blumenau e Kreuterkaese, com peperoni e queijo fundido de páprica, com requeijão e com gorgonzola e bacon.

Sabores-da-Ocktober_Créditos-Clio-Luconi-(11)

A Oktober contará com duas novidades doces:

  • Bananenstrudel, Bananenstrudel com Sorvete;
  • Waffle de sabor Nutella.

A 33ª Oktoberfest mantém o formato da gastronomia adotado em 2015, que leva o conceito Haus. Todos os pontos de alimentação possuem nomes de acordo com o prato oferecido, como por exemplo, Schweine Haus (Casa do Porco) e Wursthaus (Casa da Linguiça). O conceito e o gastronomia receberam a consultoria do Senac, que pelo segundo ano consecutivo assina o cardápio da festa.

Sabores-da-Ocktober_Créditos-Clio-Luconi-(14)

“Trazer novidades e aprimorar a festa é sempre importante e o Senac sente-se extremamente honrado em participar desse processo. O conceito Haus e o novo cardápio representaram um acréscimo na satisfação dos visitantes e a valorização da culinária alemã . Além disso, trouxe uma gastronomia mais voltada as famílias. Para se ter uma ideia, a venda de doces cresceu 191% se compararmos o ano de 2015 ao ano de 2014“, destacou o diretor do Restaurante Escola do Senac, Fábio Ricci.

O cardápio completo está disponível no site da festa, no www.oktoberfestblumenau.com.br.

Puggina

Paulistano, atua como Consultor na área de TI e bacharelado em Administração com ênfase em Marketing.