Blondine lança 3º e último lote de cerveja colaborativa em parceria com o Trio de Sommelières

Cervejaria Blondine  acaba de lançar o terceiro lote da TRIO, em parceria com o ABC da Cerveja – das sommelières Amanda Reitenbach, Bia Amorim e Carolina Oda.

A cerveja TRIO Verde é produzida com a mesma receita base e o mesmo estilo das anteriores, porém com lúpulos diferentes apenas no dry-hopping (adição de lúpulo no na fase de maturação, com a cerveja fria, conferindo mais intensidade aromática). A primeira produção foi feita com Brewers Gold e Pacific Gem. A segunda, lançada em dezembro, com Bravo e Saphir. E a terceira e última produzida com Nelson Sauvin e Chelan.

blondine-trio-garrafaO estilo da TRIO é uma Session IPA, também conhecido como Session India Pale Ale.   A tendência das Sessions explodiu em meados de 2010 nos Estados Unidos, em resposta aos estilos de cerveja mais fortes, alcoólicos e potentes. Sua palavra-chave é drinkability, ou seja, ser fácil de beber, porém, sem perder o sabor e as características esperadas do estilo base – neste caso, o India Pale Ale – IPA, que tem presença marcante do lúpulo no aroma, sabor e amargor. Os americanos costumam dizer “All the IBUs, half the AVB” (“Todos os IBUs – medida de amargor internacional – e metade do teor alcoólico”), isso porque a cerveja Session tem um corpo mais leve e porcentagem de álcool até 5%, mas a carga de lúpulo não diminui. A intensidade de sabor e aroma continuam, mas ainda deixando a bebida fácil, leve e ideal para quem adora cerveja pelo seu sabor.

A terceira versão da cerveja TRIO será lançada no dia 25/04 a partir das 18h no BrewDog São Paulo.

Dados técnicos: 4,3 ABV – 38 IBU
Estilo: Session IPA
Lúpulos desta receita: Nelson Sauvin de origem Neozolândes e Chelan de origem Norte Americana.

Sobre o ABC da Cerveja:

A = Amanda Felipe Reitenbach

Diretora do Science of Beer é Sommelier de Cervejas (Doemens-Alemanha), Mestre em Engenharia de Alimentos/Tecnologia cervejeira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente reside em Berlin- Alemanha onde finaliza seu Doutorado com foco em gestão sensorial na VLB- Versuchs- und Lehranstalt für Brauerei . Tem em seu currículo vários cursos relacionados à indústria cervejeira, incluindo treinamentos sensoriais e cursos de aprofundamento em processos cervejeiros. Realizou trabalhos em parceira com grandes cervejarias e P&D do SENAI (Vassouras/RJ). Idealizadora e coordenadora do curso técnico cervejeiro do Grupo UNIASSELVI/FAMEBLU. Atua como jurada em concursos nacionais e internacionais de cervejas e realiza trabalhos de consultoria na indústria cervejeira além de treinamentos e cursos relacionados ao setor. Organizadora tecnica desde a primeira edição do Concurso Brasileiro de cerveja do Festival Brasileiro de cerveja.No Science of Beer é responsável pelas aulas de Técnicas de Degustação de Cerveja e Análise Sensorial.

B = Bia Amorim

Sommelière de cervejas pela Doemens Academy, formada em hotelaria pelo Senac e pós-graduada em Gestão de Negócios de Alimentação. De 2010 ao fim de 2011, como Gerente de Marketing da Cervejaria Colorado, iniciou sua carreira no setor de cervejas Hoje, por meio da sua empresa, a Por Obséquio, segue fazendo eventos de degustação e harmonização, aulas e palestras sobre cervejas artesanais. Bia assina colunas sobre cerveja em veículos como os portais Papo de Homem e Mixology News, e é guia etílica em passeios cervejeiros guiados para fábricas e bares. Também organiza festivais de gastronomia em sua cidade, Ribeirão Preto, no estado de SP.

C = Carolina Oda

Uma das primeiras profissionais formadas em gastronomia a se especializar em cervejas do Brasil. Fez seu primeiro trabalho com cerveja em 2005, mas naquela época ainda não imaginava que esse seria o seu futuro. Somente depois da faculdade de gastronomia e de alguns estágios em cozinha, em 2008, começou a trabalhar, quase que sem querer, no mundo dos copos e maltes. Após experiências como assistente de consultoria – com Cilene Saorin, bar – Melograno , importadora – Tarantino e uma expedição gastronômica de 90 dias na Europa, atua hoje no mercado como gerente de cervejas na Cia. Tradicional de Comércio, sommelière do Ici Brasserie e professora do Science of Beer.

Jana Portela

Paulistana e vegetariana, formada em Publicidade e Propaganda na busca constante das melhores cervejas.

Você pode gostar...