Cerveja Berliner Kindl Weisse chega ao Brasil

Importadora Bier & Wein traz para o Brasil uma novidade bem diferente, a alemã Berliner Kindl Weisse, uma cerveja borbulhante como um espumante, refrescantemente ácida, naturalmente turva, com baixo teor alcoólico (3%) e paladar incomparável. Um estilo bastante peculiar de cerveja de trigo, típica de Berlim (Alemanha), produzida a partir de um processo de fermentação similar às tradicionais Flanders Ales belgas, sendo fermentada com leveduras exclusivas e adição de lactobacilos.

Feita com 30% a 50% de malte de trigo e esta fermentação híbrida (leveduras Ale + bactérias lácticas, do gênero Lactobacilos), o resultado é uma cerveja “selvagem”, super refrescante, com boa presença de acidez láctica, limpa e seca, equilibrada ao sutil dulçor dos maltes claros.

Perfeita para ser consumida gelada, pura ou com adição de sabores (algumas versões já são comercializadas com adição de xarope de frutas), sendo também extremamente versátil para a criação de coquetéis. Para os mixologistas, chega ao mercado uma grande oportunidade de diversificar a criatividade no prepara de drinks com cervejas.

Berliner Kindl Weisse

Em breve também chegarão os MIXcups, que são capsulas similares às utilizadas em máquinas de cafés, porém contendo xarope dos mais diversos sabores (grapefruit, cereja, pina colada e ervas) e facilitam a preparação de coquetéis com a cerveja. Basta derramar o conteúdo do MIXcup na belíssima taça de boca larga da Berliner Kindl Weisse e completar com a cerveja na versão Original.

Os apreciadores mais tradicionais de Berliner Weisse, gostam de degustá-la pura, porém um curioso hábito tornou-se tradicional nos bares de Berlim. O chamado “Ampel” (semáforo em alemão) é o nome que se dá para o serviço de Berliner Weisse em três copos: um puro, outro aromatizado com framboesa e um com aspérula (uma planta medicinal, aromática de coloração verde e flores brancas).

Indícios históricos sugerem que este estilo começou a ser produzido no início do século XVII e, quando Napoleão invadiu a Alemanha (em 1806), a Berliner Weisse foi tida por ele como a Champanhe do Norte. Mas foi a partir do século XIX que este estilo ganhou força e popularidade. Nesta época cerca de 700 cervejarias produziam este estilo, sendo que hoje apenas 2 cervejarias e alguns brew pubs continuam a produzi-las. Ou seja, além das fronteiras da Alemanha, este estilo tornou-se uma verdadeira raridade.

Berliner Weisse é um estilo que goza de proteção legal de denominação de origem controlada, podendo somente ser fabricada em Berlim. Nos EUA e Canadá, muitas cervejarias reproduzem este estilo, mas que são comercializadas como “tipo Berliner Weisse”.

Os rótulos que estarão disponíveis no Brasil:

– Berliner Kindl Weisse Original: dourada – 3% ABV;

– Berliner Kindl Weisse Waldmeister (Aspérula): com adição de xarope de aspérula – verde – 3% ABV;

– Berliner Kindl Weisse Himbeere (Framboesa): com adição de xarope de framboesa – rosa – 3% ABV;

– Berliner Kindl Weisse – Schwarzer Johannisbeere (Cassis): com adição de xarope de cassis – violeta – 3% ABV.

Boteco & Cerveja

Informações sobre cervejas, bares e viagens. 9 anos de muitas novidades do mundo da cerveja para você.

Você pode gostar...