Crossroads celebra 18 anos com cerveja em parceria da DUM, Bastards e blog BardoCelso

O Crossroads, melhor bar de rock e música ao vivo de Curitiba, para celebrar seus 18 anos de existência lançou uma cerveja que contou com parceria das cervejarias DUM, Bastards de Curitiba/PR e consultoria do blog BardoCelso.com.

A Crossroads Rock’n’Roll Session Rye Pale Ale é uma edição limitada e poderá ser encontrada no próprio bar até esgotarem os estoques.

“A Rock’n’Roll foi pensada em cada detalhe, desde a vontade de se fazer uma cerveja comemorativa, até a definição de estilo, a primeira brassagem, ainda na panela, até sua produção em escala industrial”, afirma Alessandro Reis, proprietário do Crossroads.

Através de uma pesquisa onde foi levado em consideração o bar, ambiente e o público frequentador obteve-se o resultado de um estilo inovador e único, uma Session Pale Ale com centeio, o que dá uma picância ao conjunto. O termo “Session” é por ser uma cerveja com baixo teor alcoólico (até 5% ABV), e por ter características mais suaves no corpo e amargor.

A Crossroads Rock’n’Roll tem 3,9% ABV e em torno de 30 IBU. Na degustação pudemos sentir o aroma cítrico e o retrogosto de maracujá, característica do lúpulo Simcoe. Uma bela espuma se formou, densa e cremosa. Cerveja bem refrescante e com amargor na medida certa.

Crossroads Rock'n'Roll Session Rye Pale Ale

“Depois de alguns encontros com os envolvidos no projeto, chegamos à definição do estilo: Session Rye Pale Ale. Uma versão suavizada de uma American IPA, com menos amargor, corpo e teor alcoólico, mas conservando todo o aroma dos lúpulos frutados e cítricos americanos. Além disso, ela leva uma boa parte de centeio, que lhe confere certa picância e textura sem igual. Tudo isso resultou num produto extremamente aromática, que lembra frutas cítricas e maracujá, com toques leves de malte e centeio, que dá a leveza, refrescancia e tornando-se um ótimo drinkability. Ficamos muito felizes com o resultado”, diz Murilo Foltran, da DUM Cervejaria.

Francisco Seegmueller, sócio da Cervejaria Bastards, revela que esse “toque de maracujá” da Rock’n’Roll Session Pale Ale está relacionada ao tipo de lúpulo utilizado na receita. “A cerveja foi feita com apenas um tipo de lúpulo (técnica chamada de single hop), o Simcoe. De origem americana, é bastante frutado e cítrico, lembrando principalmente maracujá. Ele foi utilizado tanto para dar amargor quanto para dar aroma à bebida. Para chegar no resultado desejado, a cerveja passou também pelo processo de dry-hopping, que é a inserção de lúpulo no final do processo de produção, durante a maturação da cerveja, para adicionar ainda mais notas aromáticas”, explica.

Crossroads Rock'n'Roll Session Rye Pale Ale

“Uma parceria de sucesso foi estabelecida desde o início do projeto, que culminou em uma cerveja que tem tudo a ver com o estilo musical no qual o Cross é especialista, o rock’n’roll”, Luis Celso Jr., sommelier de cervejas do BarDoCelso.com.

O design do rótulo utiliza cores preta e amarela em sua composição e apresenta lettering que remete ao estilo musical referência da Crossroads, além de grafismos que representam o malte de cevada e no gargalo o logo do bar.

Crossroads Rock'n'Roll Session Rye Pale Ale

No rótulo ainda há os logos dos colaboradores dessa parceria e o nome de uma música da banda AC/DC, “For those about to rock (We salute you)”.

Crossroads Rock'n'Roll Session Rye Pale Ale

Ainda não conhecemos o bar, mas já ganhou o nosso respeito pela iniciativa e sucesso na produção desse belo rótulo. Já está na nossa lista de rota cervejeira em Curitiba.

Crossroads
Av. Iguaçu, 2304 – Água Verde
Curitiba – PR
www.crossroads.com.br

Puggina

Paulistano, atua como Consultor na área de TI e bacharelado em Administração com ênfase em Marketing.

Você pode gostar...