São Paulo recebe lançamento de 21 cervejas fermentadas com mandioca

Após 12 meses de fermentação e maturação em barris de madeira, o Projeto Manipueira, que reúne dezenas de fábricas do todo o Brasil para a experiência inédita de fermentar cervejas com micro-organismos da mandioca, irá apresentar nesta quarta-feira (6), a partir de 16 horas, no Empório Alto Pinheiros, na capital paulista, os primeiros 21 rótulos do projeto coordenado pela Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal.

A manipueira, que dá nome ao projeto, é o líquido resultante da prensagem da mandioca para produção de farinhas e tapioca. A ideia da Abracerva com a ação é incentivar cervejarias locais a utilizarem a microflora de suas cidades para criar cervejas únicas, fermentadas por leveduras e micro-organismos selvagens, em busca do terroir da bebida no Brasil.



No evento serão apresentados 20 rótulos de cervejarias artesanais de oito estados e do Distrito Federal. A cervejas foram produzidas na mesma época, no início da primavera de 2022, e passaram pelo processo de fermentação lento, em barris de madeira, que é típico das cervejas selvagens. As brassagens da 2ª safra, que será lançada em 2024, já começaram.

“Teremos produções anuais de cervejas únicas e autênticas do Brasil o que é o início de um trabalho para o reconhecimento do segundo estilo brasileiro de cerveja, a Manipueira Selvagem”, explica Diego Rzatki, coordenador do projeto.

“Estamos muito honrados em realizar esse evento e com muita expectativa no resultado das cervejas. É um momento emocionante na história da cerveja no Brasil,” avalia Paulo Almeida, sócio do Empório Alto Pinheiros.

Apresentarão Manipueiras Selvagens no EAP as cervejarias Ade Bier (PR), Caatinga Rocks (AL), Cerveja Pestana (SP), Cervejaria Lobos / Funky Folks (PR), Cervejaria Prisma (SP), Cervejaria Tarantino (SP), Cervejaria Uçá (SE), Cozalinda (SC), Cruls (DF), Cybeer (SP), Fermentaria Local (SP), Hill Beer (MG), IFSP – Sertãozinho (SP), Marek Cervejaria Artesanal (RS), Nacional (SP), Piwo Cervejaria Rural/Botânica/Aurora (ES), Quinta do Belasca (SC), São Sebastião (MG), Trilha (SP), ZalaZ (MG), Zapata Cervejaria Rural (RS).

Boteco & Cerveja

Informações sobre cervejas, bares e viagens. 9 anos de muitas novidades do mundo da cerveja para você.

Você pode gostar...