Cervejaria Júpiter e Cachaça Sebastiana desenvolvem colaborativa

A Cervejaria Júpiter se uniu ao Alambique Santa Rufina para produzir uma versão especial e de edição limitada da sua festejada Imperial IPA Talismã, lançada em 2015 como a primeira experiência com madeira da cervejaria.

A versão Júpiter Talismã Sebastiana foi desenvolvida de forma colaborativa com o Alambique Santa Rufina, produtor das cachaças Sebastiana, a cachaça mais premiada no mundo neste ano de 2016.

A trajetória do novo rótulo começou em Américo Brasiliense, no interior de São Paulo, onde um barril de Carvalho Americano, de tosta intensa e de primeiro uso, maturou Cachaça Sebastiana por 18 meses. Depois disso, recebeu em seu interior 10 tipos de lúpulos por seis meses, e finalmente foi blendado um lote de Júpiter Talismã, que permaneceu em repouso por mais seis meses.

Encorpada e complexa, a Júpiter Talismã Sebastiana alcançou 9% de teor alcoólico, trazendo aroma persistente dos lúpulos americanos com notas amadeiradas. De cor Castanho acobreada, em destaque com sua espuma bege clara, destaca sabores do coco queimado, baunilha, tostado e caramelo, com amargor e secura no final, ideal para acompanhar um bom charuto.

David Michelsohn, da Cervejaria Júpiter, comenta que a parceria com o Alambique Santa Rufina foi uma oportunidade incrível de trabalhar cerveja maturada em barril com quem realmente domina essa técnica no Brasil, se referindo a Beto Mattos, master blender e diretor do Alambique Santa Rufina. “Ele entende muito bem o trabalho da madeira na bebida, e o resultado disso ficou muito claro no sabor e no aroma excepcional dessa cerveja.”

Para Beto Mattos, unir esses dois mundos que caminham em paralelo – porém, com extrema similaridade – foi o mais interessante. “Vivemos hoje uma explosão dos mercados de cervejas artesanais e de cachaça de alambique no mundo. E isso demonstra que o consumidor, principalmente o brasileiro, aceitou que nós podemos sim, desenvolver e produzir produtos de extrema qualidade Made in Brazil”.

Apenas 2 mil garrafas de Júpiter Talismã Sebastiana foram produzidas, e chegam ao mercado na primeira semana de dezembro. A distribuição ficará a cargo da Multibeer e será vendida em garrafas de 500ml, com preço sugerido ao consumidor final de R$ 55,00. Apenas dois barris serão engatados, com exclusividade na capital paulista, na Choperia São Paulo e EAP, para experiências sensoriais do produto sem pasteurização.

Júpiter Talismã

Lançamentos

A Cervejaria Júpiter e o Alambique Santa Rufina preparam três eventos para o lançamento do produto, sendo dois em São Paulo, na próxima semana, e uma em Ribeirão Preto, na primeira quinzena de dezembro. Os eventos, além da disponibilidade de venda das garrafas e chope do novo rótulo em primeira mão, contarão com a presença das equipes de desenvolvimento da Júpiter Talismã Sebastiana, comentando detalhes e curiosidades sobre o processo de maturação.

 

Puggina

Paulistano, atua como Consultor na área de TI e bacharelado em Administração com ênfase em Marketing.

Você pode gostar...