Nosso tour cervejeiro por Porto Alegre com a WBeer

No mês de junho, tivemos uma experiência incrível, a WBeer nos convidou a ir até o sul do país para realizar um tour cervejeiro por Porto Alegre, a cidade com maior concentração de microcervejarias de destaque no cenário nacional. A cerveja artesanal é uma realidade na cidade, os gaúchos encontram boas cervejas em diversos pontos, como bares, restaurantes, empórios e mercados, em grande parte com preços abaixo do que nós que somos de São Paulo estamos acostumados a pagar.

Durante nosso tour, que durou 2 dias, tivemos como companhia a Beer Somellier da WBeer, Flávia Oliveira.

A Wbeer é uma das maiores webstores de cervejas do Brasil, que seleciona, indica e entrega rótulos do mundo todo nos quatro cantos do país. Com a colaboração do Beerhunter e Beer Sommelier, oferecem no site exemplares de variados estilos, prontos para proporcionar incríveis experiências cervejeiras.

Solar da Coruja

A nossa primeira parada foi no Solar da Coruja, o bar da cervejaria Coruja, que fica em um casarão histórico tombado pelo Patrimônio Público. Confesso que era um desejo nosso de bastante tempo.

Solar da Coruja, Porto Alegre/RS

Ficamos bem empolgados e toda nossa expectativa se realizou. O lugar é muito bonito, fomos atendidos muito bem. Conhecemos todos os ambientes e bebemos coruja, é claro.

Crédito: Rafaella Reis / WBeerCrédito: Rafaella Reis/WBeer

Dado Bier

A microcervejaria é velha conhecida em SP e foi uma das pioneiras na produção de cervejas artesanais geralmente com bom custo benefício. Mas o bar acabou decepcionando no quesito preço, que eram bem elevados. Restaurante para impressionar em primeiros encontros ou de comemorações para uma galera com um maior poder aquisitivo, essa foi a impressão deixada.

Dado Bier, Porto Alegre/RS

Um pub com uma cara mais moderna e bem bonito. Em nossa parada aqui cada um bebeu um chope. Pedimos o Pilsen e um Belgian Strong Golden Ale, bem forte como o estilo sugere.

Essencial Choperia

Na manhã seguinte fomos conhecer o Mercado Municipal de Porto Alegre e encontramos a Essencial Choperia.

Essencial Choperia, Porto Alegre/RS

São 6 torneiras de cerveja e um sistema de refrigeração dos barris de fazer inveja a muitos bares.

A câmara refrigerada fica abaixo dos pés, dentro do piso.

Aqui degustamos as boas Kojak American IPA da BaldHead e a Dominato Blond. Atendimento nota 10. Muita simpatia do dono, que nos atendeu um pouco antes da abertura da choperia. Dentro do mercado ainda há um empório com 800 rótulos de cerveja, grande maioria da região, que ainda não chegaram em SP, como a Solerum. Preços bem honestos, vale muito a pena conhecer o mercado.

Essencial Choperia, Porto Alegre/RS

Komka

Na hora do almoço foi a vez de conhecer uma churrascaria.

Concorrida, aguardamos por uns 30 minutos, mas em uma mesinha do lado de fora. Como aliado na espera, um cardápio de cervejas especias. Para nossa surpresa tinha até Zillertal, uma cerveja que conhecemos no Uruguai e gostamos. Aguardar a nossa vez bebendo boas cervejas não foi nenhum martírio, pelo contrário! Nossas escolhas foram a Seasons Funhouse Belgian Blond e a Heilige Pilsen.

Komka (3)

Já do lado de dentro, pedimos picanha no espeto, que acompanhava lombo e lingüiça. Uma delícia!!!

Komka (4)

E foi a vez de provarmos a Farrapos, garrafa litrão. Boa surpresa, cerveja bem honesta e com boa drinkability. As indicações não estavam erradas, a churrascaria é realmente um ótimo lugar para almoçar.

Komka (5)

Cervejaria Tupiniquim

Outro passeio cervejeiro aguardado por nós foi conhecer a cervejaria Tupiniquim, que fica em um bairro onde estão a maioria das cervejarias, todas vizinhas.

Cervejaria Tuipiniquim

A Tupiniquim tem um pouco mais de um ano e mais de 47 rótulos. Em sua primeira aparição no Festival Brasileiro de Cerveja arrebatou prêmios de melhores cervejas. A fábrica não é grande, mas a boa organização na distribuição dos equipamentos tira bem proveito do espaço. Nota-se que os proprietários pensam em cada detalhe, não é a toa o sucesso da cervejaria.

Fernando Jaeger, um dos sócios nos recebeu muito bem, muito simpático! Vimos a alegria e a emoção dele em contar sobre como se surpreendeu com as premiações e sucesso em tão pouco tempo. Dá para notar a dedicação e amor atribuídos a Tupiniquim.

Provamos uma Weiss que estava em processo final de produção, diretamente dos tanques. Muito fresca e uma delícia! Saímos satisfeitos pela experiência.

Cervejaria Tuipiniquim

Bier Markt

Para fechar em grande estilo nossa viagem cervejeira, fomos conhecer o Bier Markt, considerada a melhor carta de cervejas de Porto Alegre por 5 anos consecutivos, segundo a Veja Comer & Beber.

Bier Markt, Porto Alegre/RS

O bar conta com 15 torneiras, na sua maioria artesanais nacionais e com uma renovação constante dos rótulos.

Todas essas opções de boas cervejas misturadas com um ambiente super agradável e acolhedor, um atendimento atencioso e cordial nos fizeram entender de porque tantos prêmios e fama do bar.

Começamos nossa noite com a Abadessa IPA (R$ 10) e uma Season Funhouse Belgian Blond (R$ 14,50).

Bier Markt, Porto Alegre/RS

Os donos gostam de ressaltar que usam o mesmo sistema de grandes cervejarias espalhadas pelo mundo com resfriamento direto dos barris em balcão refrigerado. Pedimos também as Baldhead Mellon Head (R$ 13,50) e Abadessa Helles (R$ 8,90).

Foi uma viagem que deixou muita saudades e só temos a agradecer a WBeer por nos proporcionarem momentos tão legais e inesquecíveis!

Solar da Coruja

WBeer
www.wbeer.com.br

Jana Portela

Paulistana e vegetariana, formada em Publicidade e Propaganda na busca constante das melhores cervejas.