Festival Brasileiro da Cerveja 2015

Aproveitando minha passagem por Blumenau, fui conferir as novidades cervejeiras no maior e mais importante festival de cerveja da América do Sul, o Festival Brasileiro da Cerveja.

Com mais de 34 mil visitantes durante seus 4 dias, o evento contou com mais de 600 rótulos.

Festival Brasileiro da Cerveja 2015

Tive a missão de percorrer todos os stands em busca de novidades em menos de 4 horas!

Festival Brasileiro da Cerveja 2015

O primeiro stand que visitei foi o da curitibana Way, que estava com uma cerveja de Saquê. A Saquê IPA com 6,5 ABV bem perceptíveis. Foi uma boa novidade junto da Cider IPA.

Festival Brasileiro da Cerveja 2015: Saque IPA Way Beer

Outra cervejaria presente foi a Ogre Beer com seus rótulos e nomes bem divertidos. Provei a Django Cigano, que é uma Belgian IPA com adição de 5 lúpulos. 7,3% ABV e 76 IBU. Agradou bem essa novidade.

Festival Brasileiro da Cerveja 2015: Ogre Beer

A Seasons Craft Brewery teve uma das suas cervejas, a Basilicow, eleita como a melhor do ano no Brasil. Infelizmente não consegui provar pois já havia acabado. O stand da Seasons era uma das mais procuradas no primeiro dia do evento, formando fila.

Festival Brasileiro da Cerveja 2015: Cervejaria Seasons

Festival Brasileiro da Cerveja 2015: Cervejaria Seasons

Da Cevada Pura, os destaques ficaram para a Café & Cacau Brown Ale e a American IPA. Ambas produzidas em parceria com a norte americana Cigar City Brewing. A Brown Ale com 5,8% ABV e 30 IBU com adição de café e cacau. E a American IPA 7,0% ABV e 70 IBU!

Festival Brasileiro da Cerveja 2015: Cervejaria Cevada Pura

Participando do festival pela primeira vez, a Cervejaria curitibana Jokers trouxe a Blondelicious e a Red Neck. A Blondelicious é uma Belgian Blond Ale com aroma perfumado, 26 IBU, 7,1% ABV e uma curiosidade no rótulo. A personagem na arte vem com um tapa sexo que pode ser retirado pelo consumidor.

Festival Brasileiro da Cerveja 2015: Cervejaria Jokers

A Blondine levou seu lançamento, a Piña Colada, uma Belgian Fruit Beer com adição de abacaxi e coco.

Festival Brasileiro da Cerveja 2015: Blondine

A Weird Barrel, a cerveja dos piratas de Ribeirão Preto/SP, estava com a Bad Luck, uma Fruit Beer de frutas vermelhas, elaborada com morango, framboesa, pitanga e amora com 4,2% ABV.

Festival Brasileiro da Cerveja 2015: Weird Barrel

A Bohemia trouxe seus 3 rótulos especiais (Caã-Yari, Jabutipa e Bela Rosa), que por enquanto só estão sendo comercializados na pressão. Além da primeira colaborativa entre ela e a mineira Wäls, a Saison d’Aliannce, estilo Saison feita a partir de uma combinação de hortelã, sálvia e gengibre.

Festival Brasileiro da Cerveja 2015: Bohemia e Wäls

A cervejaria Urbana levou seu lançamento ao festival, a polêmica Fio Terra, uma Orange IPA com 70 IBU e 6% ABV. Aroma de laranja perceptível e amargor definem esse rótulo.

Festival Brasileiro da Cerveja 2015: Fio Terra Cervejaria Urbana

No stand da Lagom Brewery & Pub o destaque ficou para o rótulo Framboise, com seus 9% ABV e framboesa na receita. Nada doce como pode-se imaginar, mas aroma e sabor da fruta bem perceptíveis. Uma delícia.

Festival Brasileiro da Cerveja 2015: Lagom.

Uma das surpresas do festival foi a cervejaria Roleta Russa com suas garrafas de visual arrojado e uma IPA de 120 IBU comprovados por um laudo exposto no stand. Além desse rótulo extremamente amargo provei a Barbarella, uma fruit beer de morango bem suave. Dois extremos!

Festival Brasileiro da Cerveja 2015

Festival Brasileiro da Cerveja 2015

A cervejaria Itajahy (nome em referência a cidade) estava com seus belíssimos rótulos Brava, Octo Porter, Maré e Selena Hibiscus. Essa última é feita com a flor de hibisco que confere coloração rosada à cerveja.

Festival Brasileiro da Cerveja 2015

Outra novidade presente no festival foi a Rabo de Arraia da cervejaria Burgman de SP. Uma deliciosa Belgian IPA com 60 IBU, 7,5% ABV e utilizando os lúpulos Sorachi Ace e Falconer’s Flight e fermento belga. Além disso a Burgman apresentou a nova roupagem de suas cervejas.

Festival Brasileiro da Cerveja 2015: Rabo de Arraia Burgman

Festival Brasileiro da Cerveja 2015

Confira mais fotos do evento:

Festival Brasileiro da Cerveja 2015Festival Brasileiro da Cerveja 2015

Festival Brasileiro da Cerveja 2015

Festival Brasileiro da Cerveja 2015

Festival Brasileiro da Cerveja 2015

Festival Brasileiro da Cerveja 2015

Puggina

Paulistano, atua como Consultor na área de TI e bacharelado em Administração com ênfase em Marketing.

Você pode gostar...