Van Been, cerveja holandesa, de influência belga, nascida no Brasil

Cervejaria Van Been chega ao mercado nessa semana com dois rótulos do estilo belga com um toque de lúpulo.

O cervejeiro Dante Casarotti após ganhar de presente um curso de fabricação de cerveja caseira de sua esposa se apaixonou e resolveu transformar seu hobby em negócio. Assim nasce a Van Been que homenageia o sobrenome da família da mãe, de origem holandesa.

Uma cervejaria nova mas cheia de historias e sabores surpreendentes. No dia do lançamento, Dante trouxe algumas fotos do seu avô, um marinheiro holandês, que virou referência e o homenageou em um dos rótulos.

Happy Blond

Começamos a degustação com a Happy Blond. Do estilo Belgian Blond Ale com dry hopping do lúpulo H.Mittelfrüher.

Happy Blond é o personagem simpático que estampa a lata, um holandês que esteve no Brasil com seus amigos com intuito de abrir uma cervejaria em terras brasileiras, mas acaba voltando para sua terra e ficando com as lembranças daqui. De cara a ilustração me lembrou personagens de RPG e fiquei sabendo que ele foi inspirado no Coronel Mostarda do jogo Detetive. Repararam a semelhança também???

Uma cerveja com ótima drinkability e de um agradável aroma ocasionado pelo dry hopping. Nunca havia provado uma Blond Ale tão aromática e lupulada como nesse rótulo. Surpreendente, agrada demais!

Estilo: Belgian Blond Ale
Teor Alcoólico: 6,1% ABV
Amargor: 18 IBU
Formato: Lata 473ml

Pieter De Zeeman

Do estilo Belgian IPA, a Pieter conta o relato do possível último embarque do marinheiro Modiokerto, que recebe um convite para trabalhar em uma refinaria de cerveja no Brasil! Em suas longas viagens para Calcutá, abastecia o seu estoque com cervejas. Esse rótulo faz homenagem ao avô holandês de Dante.

Uma cerveja com amargor equilibrado com aroma herbal, floral e tropical. Uma bela IPA que satisfaz do primeiro até o último gole.

Estilo: Belgian IPA
Teor Alcoólico: 7,3% ABV
Amargor: 65
Formato: Lata 473ml

Para a degustação, Dante trouxe algumas fotos históricas da família Van Been, que ilustraram ainda mais a importância que esses rótulos carregam para o proprietário da cervejaria. Garantia de muita qualidade conferida na elaboração dessas cervejas e que pudemos comprovar.

Confira abaixo algumas das fotografias:

A Van Been é produzida na cervejaria Carranca em Avaré/SP com estimativa de produção de 5 mil litros de cervejas por mês. Inicialmente será distribuída nas cidades de São Paulo, Jundiaí, Campinas, Guarulhos, Osasco e na região do ABC Paulista e chegam nessa semana nos pontos de venda.

Cerveja Van Been
Facebook: www.facebook.com/cervejavanbeen
Instagram: @cervejavanbeen

Jana Portela

Paulistana e vegetariana, formada em Publicidade e Propaganda na busca constante das melhores cervejas.

Você pode gostar...