Exposição Nirvana Taking Punk to the Masses chega à SP

Decidimos abrir um espaço para falar sobre o que agrada aos cervejeiros no cotidiano. E algo que não se pode negar é que cervejeiros na sua maioria tem um excelente gosto musical. Então esse é o caso de falar da Exposição Nirvana Taking Punk To The Masses que acaba de chegar a São Paulo depois de uma temporada no Rio de Janeiro.

Foi a primeira vez que essa exposição saiu do MoPop – The Museum of Pop Culture de Seatle, em Washinghton após 6 anos em cartaz.

Para apresentar a exposição e seus objetos, a Samsung trouxe à Bienal o curador, fã e colecionador Jacob McMurray, que respondeu perguntas dos jornalistas presentes. Todos tinham uma dúvida em comum: “- Ei Jacob! A Courtney Love ajudou na reunião das peças da exposição?” Enfático respondeu: “- Ela não se opôs. Quem conhece a fama de Courtney essa é uma ajuda e tanta e os fãs agradecem!

No geral as peças foram conseguidas através de colecionadores e do Chris Novoselic, que mora próximo ao museu e foi aberto ao projeto de Jacob.

A exposição não conta só a história de Kurt Cobain e do Nirvana. Mas também do momento grunge e sua importância na música até os dias de hoje.

Para os fãs mais apaixonados o acervo vai de fotos pessoais, roupas, videos até instrumentos usados pelos próprios músicos. E no caso de Kurt, muitas guitarras quebradas!

Para quem acha que o Nirvana foi só mais uma banda de xadrez, vale também para visitar a história do rock nos anos 90.

Sou apaixonada pelo Nirvana e estava contando os dias para a abertura da exposição. E posso dizer que não decepcionou em nada. Gostaria talvez de de ver a carta de suicídio endereçada ao amigo imaginário Boddah, alguns desenhos e pinturas de Kurt. Mas aí seria gentileza demais da eterna viúva Courtney Love ter liberado.

Além da imprensa alguns músicos também passaram por lá para prestigiar.

Meus agradecimentos a Samsung por essa iniciativa e pelo cuidado para uma exposição tão bem executada. Iluminação e disposição dos objetos perfeitas e ao Henrique Carnevalli Rockbreja que me acompanhou nessa visita.

Samsung Rock Exhibition, série dedicada às exposições de rock e cultura pop, é realizada pelo Instituto Dançar em parceria do Ministério da Cultura e com patrocínio da Samsung. Sua primeira edição aconteceu em 2015 com a exposição A hear my train a comin’: Hendrix Hits London, mostra que retratou o período mais criativo de um dos maiores guitarristas da história: Jimi Hendrix.

Samsung Rock Exhibition – Nirvana Taking To The Masses
Local: Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Pavilhão da Bienal)
Av. Pedro Álvares Cabral, 0 – Parque Ibirapuera – Portão 03
São Paulo/SP
Data: 14/09 à 12/12
Valor: A partir de R$ 12,50
Ingressos: www.ingressorapido.com.br

Jana Portela

Paulistana e vegetariana, formada em Publicidade e Propaganda na busca constante das melhores cervejas.

Você pode gostar...