5 cervejas que fizeram a diferença no Degusta Beer & Food 2015

Estivemos em mais uma edição do Degusta Beer & Food. Na edição do ano passado ocorreram algumas mudanças o que na nossa opinião acabou não tendo um resultado bom e nos até nos deixaram decepcionados. Mas na edição desse ano a feira voltou a evoluir, com pontos positivos como filas menores para compra de fichas de cerveja, espaço melhor distribuído, diversos pontos para lavar copos e banheiros em ordem. Talvez pela crise que o país está atravessando, algumas cervejarias não estiveram presentes, diminuindo assim a relação de participantes em relação à outras edições. Sabendo disso, procuramos aproveitar o Degusta Beer da melhor forma possível atrás de cervejas que ainda não conhecíamos e encontramos coisas boas. Dentre elas escolhemos 5 destaques:

 Saint Bier Red Ila com arroz vermelho 

Degusta Beer 2015: Red Ila Saintbier

A cervejaria de Forquilhinha/SC sempre produz cervejas que agradam ao nosso paladar, e a Red Ila é o último rótulo produzido pela Saint Bier. Como diferencial apresenta arroz vermelho em sua receita. O arroz vermelho em outrora era tido como praga das lavouras, mas hoje em dia tem sido produzido em maior escala, sendo utilizado na culinária e tendo propriedades benéficas à saúde. Cerveja do estilo Double Red Ale com 7,5% ABV e 60 IBU conquistou um lugar em nossa lista de preferidas no evento.

 Lohn Carvoeira 

Degusta Beer 2015 Carvoeira Lohn bier

No quesito ousadia e criatividade a Lohn Bier de Lauro Müller/SC teve grande destaque. A Carvoeira (elaborada em parceria com Random drei Adler) é uma Imperial Stout com lúpulos inglês e adição de funghi secchi e cumarú. Uma cerveja bastante potente com seus 9,5% ABV. O funghi se faz bem perceptível ao paladar assim como baunilha, deixando sempre um gostinho de quero mais. Uma bière de garde (cerveja de guarda) que aguardamos ansiosamente nas prateleiras dos empórios de SP. A Lohn ainda conta com curiosos rótulos Trippel e Quadruppel com cana-de-açúcar, Ale de Goji berry e uma Belgian com butiá.

 Mea Culpa Ira 

Degusta Beer 2015 Ira Meaculpa

A Mea Culpa é mais uma microcervejaria recente no cenário cervejeiro, mas já vem abocanhando apreciadores dos seus três rótulos. Provamos a Ira, estilo Imperial Indian Pale Ale, que conta com uma explosão de lúpulos, 8,2% ABV e 92 IBU para agradar qualquer lúpulo maníaco. A microcervejaria levou um confessionário ao evento onde a cada confissão o padre indicava uma dose dos rótulos (Gula, Ira e Vaidade) por um valor promocional que atraiu bastante publico.

 Dama Tupi 

Degusta Beer 2015 Tupi Damabier

A Dama Bier desponta no mercado nacional (e até mesmo internacional) pela qualidade dos rótulos produzidos. O último lançamento da microcervejaria é um rótulo colaborativo entre a Dama e a Tupiniquim (que com um ano de existência já arrebatou vários prêmios) do estilo West Coast Rye IPA, com 6,8% ABV e 70 IBU e que apresenta bastante amargor e características picantes. Uma parceria entre as duas não poderia ter como resultado outro se não uma cerveja top.

 Kasteel Rouge 

Degusta Beer 2015 Rouge Kasteel

O Degusta Beer também é um espaço para importadoras e as cervejas estrangeiras. E no estande da importadora Meara e Armazém do Nono encontramos a Kasteel Rouge on tap. Uma variação da Kasteel Brune maturada durante 6 meses com cerejas, resultando nessa ótima fruit beer com 8% ABV.

Bônus

Confira também outros destaques do evento.

 Artigos Cervejeiros Mad Gulliver 

Degusta Beer 2015 Beertone

Além de cerveja o público pode conhecer e levar pra casa os produtos da Mad Gulliver. No estande os toy arts Brewce Hophead fizeram muito sucesso e já na metade do sábado restavam apenas 5 unidades. Todo mundo queria (inclusive nós, mas a versão sem pintura havia esgotado, infelizmente) o mascote que tem um imã na barriga para segurar tampinhas. Além do Hophead, haviam outros artigos como o famoso guia pantone de cervejas, camisetas, taças e uma novidade, o nose. Um abridor de garrafas que é fixada na parede através de fita adesiva. Artigo importante para a casa de cervejeiros. O estande era passagem obrigatória aos Beer Geeks.

 Campeonato Mundial de Beer Sommelier 

Degusta Beer 2015 Mundial Beer Sommelier

No último dia do evento paralelamente acontecia a final do Beer World Sommelier Championiship, que tinha 2 brasileiros disputando o título, mas acabaram em 4º e 5º lugares. A vitória foi do italiano Riva Simonmattia, que já avisou que deseja conhecer cervejas brasileiras.

 Brasil Kirin 

Degusta Beer and Food 2015 Brasil Kirin

A Brasil Kirin esteve presente prestigiando mais uma vez o evento com as cervejarias premium que fazem parte do seu portifólio, a Eisenbahn e Baden Baden.

Degusta Beer & Food
www.degustabeerandfood.com.br

Puggina

Paulistano, atua como Consultor na área de TI e bacharelado em Administração com ênfase em Marketing.

Você pode gostar...