Mundial de Sommeliers de Cerveja acontece no Brasil pela 1ª vez

Idealizada e organizada pela Doemens Akademie, com o importante apoio da Barth-Hass Group, Drinktec e Academia Barbante de Cerveja – patrocinadores oficiais do evento, o IV Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas será realizado pela primeira vez no Brasil e contará com a participação de 50 sommeliers, selecionados dentre centenas de profissionais, em campeonatos regionais e nacionais. Eles representam 9 nações: Brasil, Alemanha, Áustria, Suíça, Chile, Itália, Canadá, Estados Unidos e Porto Rico.

O Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas é a plataforma dos sonhos para a carreira de todo sommelier e o concurso será realizado em duas partes, sendo três pré-eliminatórias e uma etapa final. As pré-eliminatórias acontecerão nas dependências da Academia Barbante de Cerveja (sem audiência). A primeira pré-eliminatória terá um teste teórico de múltipla escolha, um teste prático de off flavors e uma prova prática de estilos de cerveja. A segunda pré-eliminatória testará as habilidades dos participantes para descrições sensoriais e a terceira – e última – pré-eliminatória colocará à prova as habilidades dos participantes para harmonizações gastronômicas com cervejas. Das pré-eliminatórias sairão os seis finalistas – sendo três na primeira pré-eliminatória, dois na segunda e um na terceira.

A prova final será no próprio dia 18 de julho, no final do dia, na feira Degusta Beer & Food, em uma apresentação ao vivo e aberta ao público. Nesta etapa serão testadas as aptidões dos seis finalistas para todos os conhecimentos típicos de um sommelier de cerveja (estilo da cerveja, descrição sensorial, ocasião de consumo, harmonização, serviço, mercado, entre outros). Será uma apresentação de improviso, de até 10 minutos, em frente ao público e que servirá para que o júri internacional avalie e decida qual dos concorrentes será o campeão. O nome do grande vencedor será apresentado à noite, durante o jantar de premiação, em local ainda a ser definido.

“Com o passar dos anos, o número de sommeliers treinados ultrapassou mais de dois mil profissionais em cursos que têm sido ofertados internacionalmente em países como Alemanha, Áustria, Itália, Suíça, Estados Unidos, Brasil e Espanha. O Campeonato promete ser uma excitante competição, casada com deliciosos momentos de imersão no ambiente cervejeiro. Os sommeliers de cerveja ajudam a incrementar o prazer e a qualidade de vida, além de disseminar a cultura das cervejas”, declara Cilene Saorin – sommelière e mestre cervejeira – diretora de educação da Doemens no Brasil.

O sommelier de cerveja no mundo

O sommelier de cerveja deixou de ser uma profissão desconhecida. Ao lado dos clássicos sommeliers de vinho, este já é o ramo mais forte da sommelieria e o número de profissionais tem aumentado constantemente nos últimos anos. A formação de sommeliers de cerveja, que começou em 2004 na Alemanha pela Doemens Akademie, hoje já está presente em todo o mundo.

Os embaixadores da sofisticada cultura das cervejas, com senso ético, profissionalismo profundo, expressivo e vivaz, atraem os consumidores às variedades e ao consumo inteligente das cervejas. Os alunos, vindos geralmente da indústria da cerveja e da gastronomia, aprendem todas as habilidades em torno da degustação e conhecimento cervejeiro em seu mais elevado nível. Isto inclui o processo de produção, os diferentes estilos, a correta seleção para harmonizações gastronômicas, a perfeita apresentação e serviço. Na gastronomia, o sommelier também cria menus, aconselha na preparação de pratos com a bebida e organiza compras e estoques. É ele também quem faz de tudo para melhorar e garantir a qualidade do serviço de chope.

Desde 2009, a classe dos sommeliers de cerveja passou a ser homenageada na forma de uma “Copa do Mundo”, organizada e realizada há cada dois anos pela Doemens Akademie. Este ano, em julho, o campeão entre os mais de 2.000 sommeliers de cerveja será definido. Os 50 sommeliers de cerveja finalistas de diferentes nações competirão no Brasil, colocando seus conhecimentos e “narizes” em teste. Os seis sommeliers que forem capazes de se classificar, chegam à final em frente a um júri de prestigio internacional para apresentar seu talento e carisma. Esta fase não é apenas sobre os pontos de experiência e conhecimento cervejeiro, mas também quanto à capacidade de apresentar uma cerveja com serenidade e alegria, mesmo podendo ser um rótulo desconhecido para o profissional. Aquele que melhor apresentar a cultura e diversidade das cervejas será coroado o vencedor e se tornará o novo sommelier campeão do mundo.

Conheça a relação dos competidores já confirmados para o IV Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas:

[one_half]
BRASIL

Alexander Moraes
André Soares Rodrigues
Daniel Fregonezi Tortella
Eduardo Pelizzon
Fábio de Faria e Souza Campos
Fernando Carvalho de Almeida
Fernando Fernandes Chaves
Gil Lebre Abbade Franco
Guilherme Germano Rossi
José Augusto Procópio Pinto
Luis Celso Sniecikoski Júnior
Luiz Yamauchi Junior
Marcelo Hugo Klein
Marcelo Penteado Crosta da Costa Lima
Marcos Roberto Gonçalves
Paulo De Falco Brunoro
Pedro Barcellos Teixeira
Pedro Henrique Capriles Bianchi
Pedro Veronese
Rodrigo de Mello Ferreira
Rodrigo Sawamura
Tegnus Franciscus Lamas

CANADÁ

Hugues Leroux-Kelly

ESTADOS UNIDOS

Donald G. Lindsay
Michael Kelley

PORTO RICO

George Franceschi
[/one_half]

[one_half_last]
ALEMANHA

Christoph Puttnies
Cornelius Faust
Frank Lucas
Guido Grote
Irina Zimmermann
Julian Menner
Karl-Ludwig Rieck
Klaus Artmann
Markus Sailer
Spielmann Max

ÁUSTRIA

Clemens Kainradl
Felix Schiffner
Josef C. Sigl
Markus Thaller
Markus Reitlinger

SUÍÇA

Marcel Alber
Roger Brügger

CHILE

Armin Schmid

ITÁLIA

Alessandro Campanini
Andrea Rocca
Gilberto Acciaio
Simonmattia Riva
Stefan Grauvogl
[/one_half_last]

Na foto, o brasileiro Luis Celso Jr, beer sommelier classificado para o Mundial.

Puggina

Paulistano, atua como Consultor na área de TI e bacharelado em Administração com ênfase em Marketing.

Você pode gostar...